Design de Hipermídia: Tecnologia

Design de Hipermídia

Tecnologia

Jogos Digitais

Jogo e aprendizagem


O jogo pode ser uma ferramenta ideal da aprendizagem, uma forma de usar a inteligência na medida em que, como em um laboratório, se experimentam formas de combinar o pensamento, a linguagem e a fantasia. Propondo o estímulo ao interesse das crianças e jovens, o jogo apela ao desenvolvimento dos diferentes níveis de experiência e ao desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, pois sua natureza e seu significado implicam a personalidade inteira da criança, assim como a sua forma de compreender o mundo que a rodeia. Jogar não é estudar nem trabalhar, mas, quando se utiliza um jogo, possibilita-se o desenvolvimento de inúmeras habilidades [1].

Entre os vários propósitos que se busca na utilização dos jogos no contexto de aprendizado, pode-se citar a possibilidade da criança conhecer e compreender seu mundo social. E, dado pelo fato de o jogo ser um fator espontâneo de educação, indica-se o seu uso didaticamente no dia a dia, ou quando a intervenção não se desvirtuar da natureza de ensino-aprendizagem diferencial [2].