Design de Hipermídia: Tipografia

Design de Hipermídia

Tipografia

Tipos

Fonte


Cada tipo ou fonte tem uma característica única que deve proporcionar harmonia ao que está escrito e à informação que está sendo percebida visualmente. Podemos observar que algumas fontes são mais legíveis do que outras na tela, existindo fontes específicas para esse uso. É preciso considerar que nem sempre uma fonte tradicional, como a Times New Roman, considerada bastante legível em suporte de papel, funciona adequadamente em um suporte digital.

Recomenda-se na construção de páginas para web que se utilizem fontes existentes no default dos sistemas computacionais. Quando se utiliza uma fonte que não está instalada no sistema operacional, o browser, para poder executar a visualização da página, automaticamente substitui a fonte não instalada por outra default; isso faz com que ocorram vários problemas no layout da tela e, consequentemente, comprometa a legibilidade e a leiturabilidade.

As fontes mais utilizadas nos sistemas operacionais Apple Macintosh e Microsoft Windows são Arial, Verdana, Times New Roman e Courier.