Design de Hipermídia: Imagem

Design de Hipermídia

Imagem

Campo das imagens


O campo das imagens pode ser dividido em dois tipos: o material, isto é, imagens que podem ser vistas em suportes físicos, como pinturas, ilustrações e vídeos; e o imaterial, que são as imagens produzidas na mente por meio de sonhos, fantasias e memórias, como as imagens produzidas ao se ler um livro, em que se visualiza personagens, cenários, ações, podendo também se perceber as figuras que compõem o domínio das imagens verbais, como a metáfora [3].

Para projetos de hipermídia, torna-se necessário considerar as imagens como dados/informações, sejam elas materiais ou imateriais, representações do concreto ou do imaginário. A imagem cria códigos culturais, formando um sistema de comunicação visual, que visa algum tipo de comunicação destinado a um determinado público apto a interpretar a sua mensagem. O campo do Design contempla critérios que são aplicados na criação e na leitura de imagens, como cor, corte, enquadramento, ângulo, textura, formato, resolução etc. Esses critérios são alguns dos aspectos que devem ser discutidos para a produção de conhecimento a respeito da imagem.