Apresentação

É com muito prazer que escrevo esta apresentação devido ao trabalho sério e competente que aqui é corporificado pelas palavras e a experiência de Cristina Portugal. Acompanhei de perto a entrada das mídias digitais na área do design e na área de ensino, as mudanças e as possibilidades que foram abertas mediante os novos sistemas e as novas linguagens, que foram se delineando no processo de fusão com o ato e as metodologias projetuais contemporâneas. Também é muito bom perceber como as pesquisas iniciais a respeito do design de hipermídia foram se disseminando, repercutindo e se ampliando em novos estudos e pesquisas, no ensino e no mercado de trabalho.

O fortalecimento do design brasileiro vem trilhando esse caminho com ações inter-relacionadas referentes ao campo profissional e o mercado de trabalho e, especialmente, as questões do ensino e da pesquisa em design. A publicação que ora se apresenta, contribui de forma significativa com essas inter-relações, pois trata – com maestria – das questões da educação em design, em sua relação com a tecnologia.

A sociedade contemporânea trouxe uma série de aspectos e necessidades a respeito da concepção e das metodologias relacionadas ao ato de projetar, ampliando relações e estabelecendo uma série de elementos que passam a constituir o design contemporâneo. Este livro reúne essas questões a partir de textos, exemplos e vivências com essas relações. A autora, professora Doutora Cristina Portugal, imbuída do exercício da interdisciplinaridade reúne – de maneira clara e objetiva – os temas abrangentes do campo do design. Assim, somos envolvidos na leitura e na interação com as situações de ensino e aprendizagem, a importância da cultura visual para a formação e atuação dos designers, o design nos ambientes hipermidiáticos e os conceitos teóricos e estéticos para a concepção e o desenvolvimento de projetos em hipermídia. Nesse caminho, os elementos e as características da linguagem do design de hipermídia são tratados e aprofundados a partir do design da informação, do design de interação e dos conceitos e aspectos didáticos. Também são apresentados estudos sobre arquitetura da informação, layout, linguagem de programação, navegabilidade, entre outros, com o intuito de oferecer ao leitor recursos e possibilidades no caminho para potencializar o uso e a aplicação das múltiplas linguagens presentes nos ambientes hipermidiáticos, bem como suas aplicações, técnicas e métodos na ação das situações de ensino-aprendizagem no campo do design.

No exercício desta prática complexa e abrangente, este livro intitulado Design, Educação e Tecnologia: apoio ao ensino de Design de Hipermídia é constituído de duas vertentes que se complementam e propõem o vivenciar das linguagens abordadas a partir do livro em formato impresso, e o livro em formato digital (e-book).

O resultado apresentado provém da preocupação da autora com o desenvolvimento, entendimento, utilização e eficácia de sistemas de objetos nas diversas relações do Design em Situações de Ensino-Aprendizagem, tendo como foco principal o desenvolvimento de sistemas hipermidiáticos que reforçam a interação de sua práxis com a educação e com a sociedade no qual ele se insere, propósito principal de seu estágio de Pós-doutorado Júnior empreendido no Laboratório Interdisciplinar de Design/Educação (LIDE) no Programa de Pós-graduação em Design junto ao Departamento de Artes e Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (DAD/PUC-Rio), sob a supervisão da Professora Drª Rita Maria de Souza Couto.

Sem dúvida, este trabalho – em todos os seus aspectos – contribui com todos aqueles que estão envolvidos e se preocupam com os rumos da formação complexa e atuante em design, que é pautada pelas possibilidades interdisciplinares centradas na cultura, na linguagem, na tecnologia, suas ações e efeitos na sociedade contemporânea.


Mônica Moura
Professora Doutorada do Programa de Pós Graduação em Design
Departamento de Design
Universidade Estadual Paulista (UNESP)