Prefácio

O livro “Design, Educação e Tecnologia” nasceu de uma inquietação da pesquisadora Cristina Portugal acerca do universo dos materiais didáticos que são utilizados em sala de aula e da necessidade de inovação da atividade de ensino e pesquisa na área do Design.

Motivada por essas questões, a autora empreendeu durante dois anos uma pesquisa de pós-doutoramento no âmbito do Laboratório Interdisciplinar de Design/Educação do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio, LIDE|DAD|PUC-Rio, da qual resultou um rico material que tem o potencial de funcionar como guia teórico-prático para pessoas interessadas em ampliar seus conhecimentos sobre o planejamento de sistemas de hipermídia, oferecendo conhecimentos teóricos e estéticos sobre técnicas, materiais, suportes, entre outros.

Dois aspectos surpreendem positivamente na leitura do livro. O primeiro deles é a riqueza da abordagem teórica e das fontes mobilizadas pela autora para a realização do estudo, que favorecem o desenvolvimento de competências no uso de múltiplas linguagens. O segundo é a originalidade no trato do conteúdo trabalhado, que está distribuído em dois suportes distintos: um impresso e outro digital.

Para a elaboração das duas versões do livro, a autora realizou uma pesquisa aprofundada sobre temas relacionados aos campos do Design e da Educação, tendo por fio condutor a linha de investigação Design em Situações de Ensino-aprendizagem que norteia as investigações realizadas no âmbito do LIDE|DAD|PUC-Rio. Sob os auspícios dessa linha são desenvolvidos trabalhos onde há participação do designer em projetos de educação de qualquer nível e onde o princípio básico é a melhoria do processo de aquisição de conhecimentos com a ajuda de artefatos, ambientes e sistemas digitais e analógicos.

O livro impresso apresenta discussões sobre cultura visual e de smaterialização no campo do Design, disponibilizando reflexões sobre formas de melhorar a prática projetual no que se refere a ambientes educacionais hipermídia. O capítulo seguinte, ao tratar o tema do design em ambientes de hipermídia, discute as tecnologias de informação e comunicação à luz do Design, abordando aspectos de interação e criação de experiências, partindo do princípio que o Design tem a função social de tornar ambientes inteligíveis. O capítulo que trata de conceitos teóricos e estéticos para projetos de hipermídia, foi a base principal do conteúdo do livro digital, uma peça de hipermídia muito bem elaborada e de excelente qualidade gráfica e visual que, como o capítulo impresso, está dividido em módulos que abordam aspectos do Design da Informação, Design da Interação, Design de Hipermídia e Conceitos Didáticos.

Os conteúdos que compõem essa versão do livro digital são apresentados de modo não linear, trazendo reflexões teóricas e estéticas sobre o papel do Design no desenvolvimento de ambientes de Hipermídia. Os textos presentes no livro são apoiados por inúmeras ilustrações e por referências bibliográficas. Merece destaque o tópico que apresenta informações complementares aos textos principais, que oferece uma seleção de livros, sites, jogos, vídeos e aplicativos que possibilitam ao usuário do livro aprofundar-se em cada tema em particular.

Vejo no presente trabalho características essenciais para se transformar numa fonte de consulta relevante tanto para aqueles que começam a empreender investigações sobre o planejamento de sistemas de hipermídia quanto por aqueles que já têm familiaridade com os mesmos e que estão a buscar novas metodologias.

Na sociedade atual, plena de transformações, é premente a necessidade de reavaliar as práticas docentes, deixando de lado as metodologias tradicionais. Para tal, é preciso considerar as novas tendências e o uso de materiais inovadores. Nesse sentido, o livro de Cristina Portugal se constitui em uma fonte de pesquisa de inestimável valor.


Rita Maria de Souza Couto
Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Design/Educação
Departamento de Artes & Design da PUC-Rio