Design de Interação

Prólogo

Prólogo


Interação em sistemas operacionais refere-se ao modo de apresentar informação de maneira não linear, como hipertexto, em estrutura de nós semânticos ligados entre si (em rede), oferecendo alternativas para a navegação. Para isso, usam-se os diferentes canais de percepção (visual, auditivo, tátil) e novos procedimentos para apresentar a informação. Lidar com esses múltiplos recursos – música, imagens, animação, cinema – requer outras competências, além daquelas meramente discursivas. Isso requer trabalho de uma equipe com especialista em psicologia cognitiva, design, redação e programação. (BONSIEPE, 2011. p.87)

Para Joshua Porter [1], as pessoas ao usarem a tecnologia nunca deveriam sentir que falharam. Porter constata que, assim como o cliente, o usuário está sempre certo. Se o programa der erro, a falha é dos projetistas do software, se alguém não acha algo em um site, a falha é do designer. Neste sentido, a grande diferença entre bons e maus designers será a forma como eles lidam com as pessoas lutando com seu design. Dentro desse contexto pode-se dizer que a tecnologia serve aos humanos. Humanos não servem à tecnologia.