Design de Hipermídia: Cor

Design de Hipermídia

Cor

Sintaxe e Relações

Relações semânticas

As cores desempenham funções específicas e devem ser entendidas como mediadores na estrutura dos códigos culturais. Utilizadas como canal de comunicação e de projeção de conhecimentos, transmitem ideias e demonstram emoções. As relações semânticas compreendem o uso da cor para ambientar, simbolizar, denotar ou conotar.

A diferenciação cromática pela aplicação de cores contrastantes pode estabelecer diferenças entre os conteúdos, o que contribui para organizar, selecionar, ressaltar e hierarquizar as informações, tanto em níveis de importância quanto em sequência de leitura.

Obter equilíbrio entre redução e saturação da paleta de cores é primordial para o seu uso adequado. A redução está sujeita a interpretações imediatas, como também pode produzir redução de significantes e de significados. Já uma paleta reduzida de cores contribui para a obtenção de mensagem de maior visibilidade, podendo enfatizar a informação. A saturação pode gerar confusão em relação à informação. Um recurso para combinar cores e encontrar equilíbrio entre saturação e redução da cor é o sistema Kuler da Adobe.