Design de Hipermídia: Multimídia

Design de Hipermídia

Multimídia

Introdução


Este estudo vem apresentar as possibilidades de inserção e a utilização de recursos multimídias em sistemas de hipermídia educacionais. Essas ideias encontram eco nas palavras do historiador francês Roger Chartier, quando afirma que:

A problemática do mundo como representação, moldado através das séries de discursos que o apreendem e o estruturam, conduz obrigatoriamente a uma reflexão sobre o modo como uma figuração desse tipo pode ser apropriada pelos leitores dos textos (ou das imagens) que nos dão a ver e a pensar o real [1].

Reside aí, segundo o autor, o interesse manifestado, por intermédio do qual, historicamente é produzido um sentido e, diferenciadamente, construída uma significação [2].

A multimídia é uma ferramenta capaz de explorar os sentidos de visão, audição e tato, o que possibilita a apresentação de informações de maneira eficaz e significativa. Diante desse contexto, sugere-se maior atenção aos estudos que constataram que as pessoas se lembram de 15% do que escutam, 25% do que veem e 60% daquilo com o que interagem [3].